Periodontia
É a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes. Este tipo de doença é causado por infecções bacterianas que afetam os tecidos vizinhos do dente, nomeadamente a gengiva e o osso que o suporta.

As doenças mais comuns são gengivite e periodontite. Ambas causadas por placa bacteriana quando acumulada em excesso na superfície dentária.
Na gengivite há o acúmulo de placa na porção mais superficial, na margem da gengiva, provocando sangramento e até maior sensibilidade quando se  toca ou quando se passa a escova ou o fio dental. Este sangramento indica que a gengiva está inflamada. O retorno à saúde se faz a partir da remoção de fatores que aumentam o acúmulo de placa como o tártaro, cáries e restaurações mal-adaptadas. Mas, o fundamental, é a adaptação do paciente a uma higienização diária mais adequada, removendo a placa bacteriana. É isso que mantém a saúde ao longo do tempo.
Já a periodontite é mais severa, inicia com a placa bacteriana destruindo os tecidos de suporte: osso e ligamento periodontal (fibras que unem o dente ao osso). Estes tecidos saudáveis vão sendo substituídos gradativamente por um tecido inflamatório. O resultado desse processo pode ser mobilidade, afastamento dos dentes, sangramento,  pus, mau cheiro, exposição e até mesmo a perda dos dentes. O tratamento passa também pela adaptação da higienização, pela remoção de tártaro e placa que se localizam sob a gengiva, na superfície da raiz. Podem ser necessárias outras formas de tratamento, conforme a gravidade do caso.

O tratamento é planejado de acordo com a necessidade do paciente. O paciente, antes de iniciar qualquer tratamento estético-restaurador, passa necessariamente por esta avaliação e tratamento. A saúde da gengiva é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento odontológico.
 

Tratamentos

 

Entrar em Contato

 

Sobre Nós

 
Copyright (c) 2024 Todos os direitos reservados a Clínica Valduga