Odontologia Preventiva
Relacionada a prevenção de cáries de demais doenças bucais, além de orientação sobre higienização bucal. Prevenção e manutenção (limpeza).

Prevenção

A Odontologia praticada em nossa clínica, segue uma nova tendência mundial, que trata de forma preventiva todos os pacientes.

Nosso projeto de Prevenção é amplo e aborda vários fatores que contribuem para evitar a cárie e a doença periodontal (doença gengival).

Inicialmente é feito um inventário de saúde do paciente (questionário médico). Nessa consulta denominada Anamnese, obtemos toda história médica do paciente e informações sobre possíveis problemas de saúde como: diabetes, hipertensão, problemas cardíacos etc. A partir desse procedimento, pode-se iniciar o tratamento sem riscos ou surpresas desagradáveis.

Prevenção na boca: Nessa etapa, são utilizados materiais didáticos que auxiliam na motivação e condicionamento do paciente para remoção eficaz da placa. São efetuados procedimentos como:

• Técnica de escovação e uso do fio dental
• Profilaxia: remoção da placa bacteriana e cálculo gengival (tártaro)
• Aplicação de flúor: proteção adicional ao dente
• Raspagem, se necessário

Dessa forma, pode-se esperar sempre um resultado melhor e prolongado do tratamento, pois desde o início o paciente é conscientizado da importância da Prevenção.

Manutenção

Na verdade, a Manutenção é sinônimo de Prevenção.

Nosso projeto de Manutenção tem o objetivo de manter a higiene bucal, a saúde gengival e a integridade óssea dos pacientes que já realizam o tratamento estético e reabilitador.

O projeto de manutenção é realizado de forma sistemática a cada 4 ou 6 meses, dependendo do tipo de tratamento que cada paciente realizou.

A higiene bucal é essencial para todos o pacientes, principalmente os que fizeram tratamento estético e reabilitador.O paciente é instruído e condicionado a um rigoroso controle da placa bacteriana (escovação e uso do fio dental), evitando novos processos de cárie e garantindo o sucesso prolongado do trabalho.

A saúde periodontal (gengival) é fator importantíssimo para manter a saúde do paciente como um todo. Ela é essencial para a saúde bucal e para a prevenção de doenças graves como: endocardite bacteriana (infecção cardíaca), infecções renais, pulmonares e tantas outras patologias que utilizam a gengiva doente como porta de entrada no organismo.

São efetuados todos os procedimentos preventivos como:
• Levantamento do índice de placa bacteriana
• Limpeza mecânica com ultrassom e jato de bicarbonato
• Remoção de tártaro
• Aplicação de flúor e outros

A integridade óssea deve ser sempre mantida, pois é o osso que proporciona sustentação à gengiva e aos dentes. É somente através da manutenção da saúde gengival que se mantém a integridade óssea e consequentemente o sucesso do trabalho estético e reabilitador realizado.



 

Tratamentos

 

Entrar em Contato

 

Sobre Nós

 
Copyright (c) 2024 Todos os direitos reservados a Clínica Valduga